Diet e Light: entenda para saber comprar o melhor

 

Você também acha que alimento diet é aquele que tem menos açúcar e light aquele com menos gordura ou calorias? A maioria das pessoas pensa assim. Mas será que é isso mesmo?

Pode até ser que grande parte dos alimentos diet não contenha açúcar e os light tenham menos gordura, mas isso não é regra. Por isso, é importante entender a diferença entre os dois termos para que você possa fazer a escolha certa de acordo com a sua necessidade.

Então vamos entender o que é cada termo…

Diet

É o alimento que apresenta restrição total ou em até 0,5% de algum nutriente como o açúcar, a gordura, a proteína, o sódio. Esses alimentos são para fins especiais, voltados para pessoas que apresentam alguma necessidade nutricional específica como, por exemplo, a restrição do açúcar para o diabético e a restrição do sódio para o hipertenso.

Light

Termo utilizado para referir uma redução de no mínimo 25% de algum nutriente ou do valor calórico do alimento comparado ao produto tradicional, também podendo ser qualquer nutriente como o açúcar, a gordura total, a gordura saturada, o sódio ou o valor energético. Assim, o termo light nos rótulos dos alimentos não necessariamente significa que o alimento tem menos gordura ou menos calorias.

Esses produtos costumam ser muito consumidos por pessoas que buscam emagrecer, por acreditar que ambos contêm menos calorias, gorduras e açúcares, os nutrientes considerados “vilões” para quem busca a perda de peso. Além da diferença nos nutrientes o sabor desses alimentos pode deixar a desejar e seu preço costuma ser maior que o preço do produto tradicional. Por isso, fique atento à tabela de informação nutricional da embalagem e veja se realmente vale a pena levar algumas dessas opções ou ficar com a versão tradicional.

Abaixo segue um exemplo de uma batata palha de uma mesma marca que tem a versão original e a versão light. Se observarmos a tabela de informação nutricional percebemos que o termo light é devido à redução (66,8%) do teor de sódio e não do teor de gordura que, pelo contrário, ainda é maior na batata light.

Light X Original

Light X Original

Por isso, não selecione seus alimentos somente pelos termos utilizados nas embalagens, mas faça a comparação das tabelas de informação nutricional entre o produto tradicional e da versão diet ou light para avaliar qual a melhor opção para sua necessidade. Algumas vezes você vai perceber que a versão tradicional pode ser a melhor opção entre elas. E fique esperto, pois infelizmente ainda temos rótulos que não estão de acordo com a legislação e não deveriam nem ser considerados diet ou light.

Então vamos começar a ver tabela de informação nutricional para saber o que realmente você está levando para casa?


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Camila Lo Sardo