Dieta Detox: será que a questão é desintoxicar ou equilibrar?

 

Exagerou no final de semana ou sua alimentação está completamente desequilibrada? Exagera nas frituras, fast foods, nos doces e bebidas alcoólicas? Será que a dieta Detox é sua solução? Desintoxicar ou equilibrar? Serão alguns alimentos os responsáveis por fazer a “faxina” no nosso organismo?

A busca por soluções imediatas para o emagrecimento e a tão desejada “vida saudável” não termina. A dieta Detox já vem sendo falada há um tempo, mas essa semana ganhou destaque nas redes sociais depois de uma reportagem no Fantástico. Especialistas ou não, muitos estão expondo seus pontos de vista aí.

Acho muito interessante essas polêmicas e super saudável toda e qualquer discussão sobre esses assuntos “do momento” e que ainda não temos (e nem sei se teremos) algo muito certo e concreto para dizer sobre todas as interações dos nutrientes no organismo. A nutrição não é uma ciência exata e nosso organismo é uma máquina extremamente complexa! Por isso, me espanta a segurança com que muitos falam sobre os benefícios de seguir uma dieta assim.

detox-baronisalsaVamos lá entender um pouquinho sobre ela…

Quem procura por esta dieta geralmente são aqueles que desejam emagrecer e/ou aqueles que buscam “limpar” o organismo de toxinas. Penso que na tentativa de se sentirem menos culpados por todo excesso e desequilíbrio da sua alimentação.

Com a intenção de ajudar o corpo a eliminar as toxinas vindas de alimentos industrializados, frituras, bebidas alcoólicas, etc, a dieta restritiva à base de sucos tem o objetivo de fazer uma “faxina” no nosso corpo.

Será que isso funciona mesmo?

Naturalmente nosso corpo se encarrega de eliminar as toxinas. Concordo que uma alimentação cheia de produtos industrializados, com excesso de sal, açúcar, gorduras e álcool pode sim trazer prejuízos desde simples dores de cabeça até distúrbios mais importantes. Mas, isso é questão de equilibrar e não desintoxicar. Nosso organismo trabalhará para reestabelecer um equilíbrio no excesso ou na falta de alguns nutrientes. Porém, se isso for recorrente, ao longo dos anos pode ser que seu corpo não consiga mais lidar com essa situação e a consequência disso é o surgimento de alguma doença.

Precisamos de uma alimentação balanceada com todos os grupos alimentares nas suas proporções. Esses sucos não conseguem fornecer e suprir as necessidades nutricionais para mantermos todas as nossas atividades diárias.

Mas a dieta Detox não tem nenhum benefício?

Não podemos descartar os benefícios dos sucos usados neste tratamento. Sem dúvida, são sucos muito nutritivos, ricos em vitaminas e minerais. Mas qual a diferença em consumi-los da forma tradicional como uma bela salada de folhas verdes, junto com o arroz, feijão, a carne, couve refogada e uma fatia de abacaxi de sobremesa, por exemplo? Não precisa ficar misturando tudo, criando receitas que muitas vezes não são saborosas e achar que a mistura disso tudo é algo milagroso. Substituir uma alimentação completa por um suco não pode ser saudável. Fazer da alimentação como se fosse uma medicação também não.

Para mim é mais um estilo de vida imediatista de quem procura resultados rápidos com o mínimo de esforço. Uma alimentação balanceada, que inclua frutas e hortaliças diariamente e que seja um hábito duradouro é o que te trará benefícios sem precisar passar por todo esse estresse nutricional.

camila2-1024x1024Nutricionista
Camila Lo Sardo