Por uma alimentação mais saudável

por
em Blog

Os alimentos processados industrialmente e a qualidade das refeições nos restaurantes abrem espaço para novas alternativas de alimentação

​Não é de hoje que o brasileiro vem se preocupando com a qualidade dos alimentos que ingere diariamente. A incessante industrialização desse ramo reflete a corrida desesperada pelo aumento da produção agrícola mundial – tendo em vista o crescimento gradual da população do planeta. Esse circuito alimentício, permeado por inúmeros fatores que perpassam por agrotóxicos e severos conservantes, culminam numa conclusão pra lá de evidente: torna-se cada vez mais complicado se alimentar de maneira saudável.

Paralelamente, a rotina diária de infindáveis compromissos e afazeres fazem com que, dia após dia, sobre menos tempo e espaço para uma alimentação regrada e benéfica para o organismo. Não é a toa que o último índice de obesidade brasileiro (2013), divulgado pelo Ministério da Saúde, revelou que 51% de toda a população com mais de 18 anos está acima do peso ideal. A porcentagem compõe os 54% de aumento nos casos de obesidade no país em apenas seis anos. A cultura dos fast foods deixa sua marca na história brasileira.

por-uma-alimentação-mais-saudável-baroni-salsaTendo em vista tais consequências alarmantes, quem opta por uma alimentação correta precisa procurar outras alternativas de consumo. “Devemos ter planejamento e visualizar como será a nossa alimentação durante a semana, para prever compras e preparações. Ter sempre a disposição muitas frutas, incluir vegetais, pelo menos nas principais refeições, seja em casa ou fora dela. Assim optar por locais que disponibilizem refeições balanceadas e naturais é uma mão na roda”, afirma a nutricionista Bruna França.
​​
Como reflexo da procura por uma maior qualidade de vida, são inúmeros os exemplos de novos mercados com terreno fértil para empreendimentos que dialogam com um estilo de vida saudável. Academias, cursos gastronômicos, programas televisivos, revistas e, principalmente, restaurantes estão aderindo a esta nova maneira de encarar os hábitos diários. Através da lógica de mercado, o consumo vem aliado não só a saúde, mas a estética e, no caso do ramo alimentício, ao sabor. “Estamos sempre buscando desenvolver pratos e receitas novas para aumentarmos o cardápio e satisfazermos nossos clientes – sem deixar de lado a qualidade da alimentação”, afirma Ismael Baroni, proprietário e chef do delivery Baroni Salsa, em Itu.

Segundo o chef, comidas light e leves são costumeiramente encaradas como comidas “sem muito sabor ou sabor nenhum. Isso faz com que certas pessoas se afastem do que realmente é importante para sua saúde”. De acordo com Baroni, comer bem e de maneira saudável não exclui a relevância do sabor na alimentação. Além disso, o chef destaca que não basta levar apenas o alimento até o cliente, mas orientá-lo sobre o que deve ou não ingerir. “Levamos informação e saúde alimentar”, diz Baroni.

Os clientes confirmam a preocupação do restaurante quanto a qualidade dos alimentos que disponibilizam. Um exemplo é o que acontece com Ana Carolina Couto, proprietária da loja Dona Formiga. “Trabalho muito e a minha rotina é muito bagunçada. Trabalho com doces, o que dificulta muito uma dieta e alimentação correta. Baroni Salsa prepara minha alimentação balanceada e posso contar com várias opções de comida – o que ajuda a não enjoar. Eu consigo manter uma dieta e alimentação saudável mesmo sem tempo para preparar. Isso tudo fora a simpatia dos proprietários”, comenta. Já a cliente Deborah Overall afirma que escolheu o “Baroni Salsa pela delicadeza dos sabores. Tudo muito bem temperado, um capricho”.

frango-bs-appEscolhemos um dos pratos do cardápio da Baroni Salsa para que a nutricionista Bruna pudesse avalia-lo em relação aos benefícios encontrados nos alimentos da seguinte refeição: frango grelhado com molho de laranja, com acompanhamento de arroz integral, legumes no vapor e salada de folhas.

Frango: “O frango possui aminoácidos essenciais – aqueles que nosso corpo não produz – e são responsáveis pela manutenção tecidual corporal. Além disso, o frango é rico em vitaminas do complexo B, fósforo, ferro, cromo, zinco entre outros elementos importantes para gerar a sensação de bem estar.”

Laranja: “A laranja é rica em vitamina C e flavonoides: antioxidantes celulares que melhoram imunidade e melhoram a absorção do ferro – responsáveis por manter a pele bonita e saudável.”
​​
Arroz integral: Ao contrário do arroz branco, o arroz integral é antioxidante, previne inflamações, doenças cardiovasculares e tem muita fibra – que te deixa saciado por mais tempo.”
​​
Legumes no vapor: “Os legumes no vapor, como complemento deste prato, preservam minerais, vitaminas, cores e sabores e ainda não tem gordura. A textura também auxilia na saciedade e melhora a digestão.”
​​
Salada de folhas: “As folhas tem muita água e fibras que melhoram funcionamento do intestino. Além disso, melhoram a memória, TPM, pele, cabelos e humor.”

O restaurante Baroni Salsa fica na rua Floriano Peixo, 1362, Centro Itu – SP e funciona de segunda à sexta, das 9h às 17h. Nos sábados, das 9h às 14h30. Para conhecer um pouco mais sobre os produtos oferecidos pelo Baroni Salsa, confira o cardápio online ou entre em contato pelo email contato@baronisalsa.com.br.